A AMENDOEIRA E SUAS FASES Jr. 1:11

E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

Que é que vês, Jeremias?

Eu respondi: Vejo uma VARA DE AMENDOEIRA.

Então me disse o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la.

Introdução:

A AMENDOEIRA

A amendoeira é uma árvore fabulosa, seu nome em hebraico é SHOKED, que traduzido significa vigilante.

Ela é a primeira árvore a florescer no final do inverno, soltando seus brotos, facilmente encontrada nos litorais, ela se mostra uma árvore que dá uma grande área de sombra.

  • Quando Deus deu a Jeremias a visão da vara de amendoeira, ele alertava para a vigilância, pois a Palavra de Deus iria se cumprir, quer Jeremias quisesse ou não.
  • Não que Deus fosse ruim, mal, mas porque Ele já sabia do pecado de Judá.

Jeremias jamais poderia se intimidar por se achar uma criança, ou incapaz, e deixar de anunciar o que Deus iria mandar.

  •  A palavra vai se cumprir Deus falo comigo neste dia.
  • Se preparem pois está chegando a hora
  • De Deus cumprir tudo o que ele tem prometido uuauuuu.
  • Alguém grite e diga eu chegou minha vez.
  • As amendoeiras também têm grande capacidade de regeneração não necessitando de podas.

Vamos aprender algumas coisas sobre amendoeira:

1º. Esperança na adversidade

  • Durante o inverno todas as folhas da amendoeira secam e caem.
  • Ela parece morrer.
  • Parece estar esquecida.
  • Parece inútil.
  • Assim também sobre nossas vidas chega o inverno.
  • A estação climática mais fria do ano, mas o inverno das adversidades, das pressões produzidas pelas crises, pelos problemas e tribulações que enfrentamos.
  • Nossas vidas ficam com uma aparência de morte, de falência, de crise.
  • O patriarca Jó teve um tempo assim.
  • As folhas da sua vida secaram e caíram.
  • Ele perdeu os filhos, os bens, a saúde e o apoio da própria esposa que lhe sugeriu o suicídio.
  • Mas, algo interessante acontece com amendoeira.
  • Antes que o inverno acabe.
  • Enquanto as demais árvores estão secas e sem frutos, ela floresce.
  • Ela se antecipa à primavera.
  • Ela desperta ainda no inverno.
  • No rigor do inverno de Israel ela floresce.
  • Por isso é tida para os israelitas como símbolo de esperança e restauração. Sl 126.4
  • É a visão de esperança para seu povo.
  • Se tudo a tua volta está seco.
  • Casamento, relacionamentos, projetos, sonhos, sentimentos.
  • Se tudo perdeu a cor, a beleza, a vida ficou sem graça.
  • Tudo parece acabado.
  • Tenha esperança na Palavra de Deus.

Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.” (Is 55.10,11)

2º. Vida que vence a morte

  • A cada ano elas morrem e renascem esplendidamente tornando-se completamente floridas.

Quando chega o inverno, a amendoeira resseca e parece morta, mas antes que o inverno termine, ela renasce.

  • Deixa-me profetizar antes que acabe o inverno coisas que você sonho, coisas que estava morta vai reviver uuuaauuu.coisa que não havia mais esperança.
  • Está chegando uuuauuuu.

Quando a liderança de Israel estava sendo questionada no deserto e o povo reclamava de Moisés e Arão.

Deus mandou cada tribo colocar diante da arca da aliança uma vara e aquela que florescesse, à tribo por ela representada, caberia a liderança espiritual sobre a nação.

No dia seguinte, Moisés entrou na tenda do Testemunho, e eis que o bordão de Arão, pela casa de Levi, brotara, e, tendo inchado os gomos, produzira flores, e dava amêndoas. (Nm 17.8)

A amendoeira em Israel sempre foi símbolo da ressurreição.

Como o bordão de Arão, morto, seco, mas ressurgiu.

Ez 37 – O vale de ossos secos.

O que fez os ossos se juntarem e os corpos se formarem com músculos, vasos, peles, cabelos e tivesse vida novamente, foi a palavra de Deus pronunciada pelo profeta.

Deus pode devolver a vida ao que está morto.

Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida, aquele que crê em mim, ainda que esteja morto viverá.”

  • Você está vendo morte na sua vida?
  • Em casa?
  • No trabalho?
  • O que é que já morreu?
  • O amor, o romantismo, a esperança, a paz, a paciência, o sonho, etc.
  • Tenha esperança nas promessas de Deus.
  • As Suas Palavras curam, restauram e ressuscitam.

3º. Frutificação contínua

  • A amendoeira é a única árvore que frutifica o ano inteiro em Israel.
  • Nem mesmo o inverno interrompe este ciclo.
  • Está constantemente se renovando e produzindo.
  • Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
  • Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. (Sl 1.2,3) Isto nos ensina que a Palavra de Deus nos capacita a ser uma bênção constante para o mundo.

Há dois tipos de amendoeiras em Israel:

Há de flor rosa

Produz amêndoas amargas – representa o sofrimento e a morte de Cristo.

Produzimos frutos através do testemunho da cruz de Cristo.

Há de flor branca

Produz amêndoas doces – representa a ressurreição de Cristo.

Produzimos frutos através do testemunho da ressurreição de Cristo.

Concluindo

O Senhor diz: “…eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.

O Senhor quer cumprir a Palavra dele sobre tua vida.

Para que você tenha esperança, vida plena e uma vida produtiva.

A Palavra de Deus não tarda, ela se cumpre e transforma nossa vida numa árvore frutífera.

Pastor Eleandro Bisatto 19/06/2012

Esse post foi publicado em Esboços para pregações. Bookmark o link permanente.

10 respostas para A AMENDOEIRA E SUAS FASES Jr. 1:11

  1. Ricardo nunes da silva disse:

    Paz do Senhor que palavra maravilhosa que maraviha.

  2. Iveliz disse:

    A palavra e maravilhosa e estas fotos destes rios da vontade de mergulhar, limpa e clara como a palavra de DEus.

  3. paulo ricardo torres disse:

    maravilha de Deus esta revelaçaõ .

  4. keitiane Lucas disse:

    Deus falou forte e profundamente ao meu coração…glória a Deus….que a mão abençoadora do Senhor esteja sobre suas vidas…

  5. Marcos disse:

    Fui ministrado grandiosamente

  6. Irmão Ton disse:

    Muito bom, me inspirou para um mensagem de fé. Q Deus continue te inspirando!!!

  7. Luciana disse:

    Uma benção! Q coisa gloriosa essa questão da vara de amendoeira. Deus é glorioso demais nos seus exemplos, símbolos e significados. Glória a Jesus! Estou feliz demais c/ essa palavra. Tbém vi outros artigos sobre a vara de amendoeira em outros blogs. Eu não conhecia esse entendimento. Q excelência de Deus! É tocante demais p/ mim. Deus é maravilhoso, é fora de série, é lindo demais.

  8. vera lucia disse:

    palavra restituidora estava precisando meus sonhos estavam sendo enterrados e voltaram a ter novo sentido pois quero ser essa arvore da frutos em tempo e fora de tempo.graç e paz do nosso Senhor!

  9. LÚCIA MIRANDA disse:

    ONTEM, NA MINHA IGREJA, OUVI UMA PALAVRA SOBRE A VARA DE AMENDOEIRA-JR 1:11-E VI QUE DEUS FALOU PROFUNDAMENTE COMIGO.POR ISSO, ESTOU PESQUISANDO TUDO A RESPEITO.LOUVO A DEUS, PASTOR, PELA SUA VIDA E PELA OBRA MARAVILHOSA QUE ELE O ENCARREGOU DE FAZER NO SEU REINO!SÃO DE MENSAGENS ASSIM QUE O MUNDO PRECISA, MAS ESTÁ MERGULHADO EM FUTILIDADES NA INTERNET E OUTROS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO.

Deixe um comentário

